Quen Somos

INTRODUÇÃO

É com muita alegria que exponho um pouco da historia da Escola de Ensino Fundamental Alfredo Ferreira de Melo. Este relato feito com orgulho por ser neta de Alfredo de Melo e já estar com vinte e dois anos que trabalho na Escola que herdou o nome do meu avô.
Em um primeiro momento descrevo um pouco sobre o Sítio Sussuarana onde é localizada a escola, e no segundo momento procuro relatar de maneira simples mais concreta o surgimento desta Unidade de Ensino.


DESENVOLVIMENTO

Em 1942 o Senhor Alfredo Ferreira de Melo compra o sitio Sussuarana, antigas terras que pertenceram ao Padre Cícero Romão Batista. Foi neste sítio que Alfredo Ferreira de Melo viveu com seus oito filhos e sua esposa Raimunda Bezerra de Melo uma boa parte de sua vida, inclusive o seu filho mais velho, o senhor Jaime de Melo é pai da secretária Adjunta de Educação, a senhora Irineia Sheyla de Menezes Bezerra Rocha.
Em 1968 a filha de Alfredo Ferreira de Melo, Marisa La Salete formada no Curso Normal (Magistério), resolve montar uma sala de aula em um quartinho localizado entre o engenho de fabricar rapadura e a casa de morada. A sala de aula funcionava precariamente, o material didático era somente o caderno e o lápis e, a carta de ABC a metodologia tradicional da época, mas foi assim que ela educou muitas crianças.
Alguns anos depois Maria La Salete casou-se e foi morar na cidade de Juazeiro do Norte-CE, ficando o Sítio sem escola e sem professora.
Em 1987 o Senhor Alfredo Ferreira de Melo procurou o prefeito, na época Manoel Salviano Sobrinho para fazer uma doação de um terreno para a construção de uma escola, a prefeitura aceitou e a escola foi construída no mesmo ano.
A Escola de Ensino Fundamental e Infantil Alfredo Ferreira De Melo conta com duas salas, uma diretoria, uma cantina um depósito, dois banheiros com uma área de lazer, ela é pequena, mas o suficiente para educar várias crianças, jovens e adultos. Em 30 de janeiro foi inaugurada a Escola que como homenagem ao doador do terreno recebeu o nome de Escola de 1º Grau Alfredo Ferreira de Melo e posteriormente E.E.I.F. Alfredo Ferreira de Melo. A escola foi inaugurada pelo prefeito da época Manoel Salviano Sobrinho e os demais que faziam parte de sua administração.
Em fevereiro iniciou-se suas atividades com apenas uma professora que também fazia o papel de coordenadora Maria Margarida Barbosa da Silva, filha de Maria La Salete Bezerra de Melo, e uma merendeira Terezinha Bezerra de Melo, filha de Alfredo de Melo com um total de 15 alunos de alfabetização. Margarida foi transferida para a escola Senhor Callou, e chega para trabalhar como professora e coordenadora do Alfredo de Melo: Maria Irene de Souza Callou. Depois de Irene entra para trabalhar na escola também com a mesma função: Ana Chirlem Macedo. Em 1996 entra na direção da escola Maria Auxiliadora Callou de Araujo, que permaneceu até 2008. E atualmente, Eu, Antonia Sousa Bezerra estou com o cargo de Diretora Administrativa, começando a fazer parte desta escola desde o ano de 1990 em outras funções. A escola conta com um quadro de funcionários compostos de uma professora de Educação de Jovens e Adultos (EJA) (1) ASG (1) merendeira e (2) dois vigias. O corpo discente é formado por um total de 58 alunos, distribuídos nos turnos matutino e noturno.


METODOLOGIA

A metodologia trabalhada nos anos 60 era a tradicional, onde predominava a autoridade do professor, que exigia atitudes receptivas das alunas e impedia qualquer comunicação entre eles no decorrer das aulas o professor transmitia os conteúdos na forma de verdade a ser absorvida, em consequência a disciplina imposta era o meio mais eficaz para assegurar a atenção dos alunos.
Graças a tantas mudanças ocorridas em todos os âmbitos da educação, a metodologia agora usada pela escola e aquela que os alunos são livres na aprendizagem, embora o professor e o aluno sejam desiguais e diferentes, nada impede que o professor suponha o serviço do aluno, que traz um conhecimento que pode ser trabalhado na sala de aula.
A E.E.I. F tem como meta formar cidadãos críticos e objetivos capazes de enfrentar as dificuldades, visando melhoria para a vida pessoal e profissional.   





 Projeto Abastecimento de água 

                                            Culminância do projeto apresentada pelos alunos 

                                                               Responsáveis pelo projeto

                                                                 Faixada da escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário