INDENTIDADE DA ESCOLA
MISSÃO: Nossa missão é oferecer um ensino de qualidade e com excelência, buscando a participação e o compromisso garantindo o acesso e a permanência dos alunos nas escolas e contribuindo para uma formação de cidadãos críticos e conscientes, capazes de agir na transformação da sociedade.
VISÃO DE FUTURO: Sermos reconhecidos pela excelência organização e o compromisso do trabalho realizado em equipe para a transformação social na comunidade visando a melhoria da qualidade de vida.
VALORES:
Competência: Oferecemos qualidade em todos os serviços educacionais prestados ao nosso aluno e a comunidade.
Participação: Trabalhamos em equipe buscando a participação de todo o seguimento escolar na melhoria de qualidade de ensino
Respeito: Respeitamos os direitos e deveres de cada um que faz parte dessa comunidade escolar.
Excelência: Valorizamos nosso aluno ofertando a eles com excelência nos serviços prestados.
ASPECTOS
GERAIS DA SOCIEDADE
SITUAÇÃO
ECONÔNICA:
*Economia
globalizada.
*
Juros altos.
*
Desemprego.
*
Baixa renda familiar
*Concentração
de renda.
*
Maior participação da mulher no mercado
de
trabalho.
*
Aumento do trabalho infantil.
*
Demanda de maior escolaridade pelo mercado de trabalho.
EDUCAÇÃO:
*
Alto índice de analfabetismo no Brasil.
*
Universalização do ensino fundamental
*
Baixa qualidade do ensino.
*
Altos índices de repetência e abandono.
*
Baixo salário para profissionais da educação.
*
Falta de recursos materiais.
TECNOLOGIA:
*
Avanços tecnológicos em áreas especificas.
*
Carências de recursos tecnológicos
na
área educacional.
*
Avanços científicos medicina.
*
Facilidade de deslocamento intercâmbio.
MÍDIA:
*
Meios de comunicação sem compromisso com os valores veiculando a
violência, criminalidade ( disseminação conte valores sem uma
postura critica).
*
Facilidade de acesso a informação (acesso a revistas, TV e
internet).
VALORES
UNIVERSAIS:
*
A educação contempla de forma pouco explicita o trabalho com
valores.
*
Honestidade.
*
Respeito.
*
Amor.
*
Paz.
*
Cooperação.
*
União.
*
Consciência do resgate dos valores
ESTRUTURA
FAMILIAR:
*
Familiares com estrutura diferenciada.
*
Poucos filhos
Pouca
convivência entre pais e filhos.
*
Pais alienados das necessidades dos filhos.
*
Falta de visão de pais e filhos sobre o futuro.
PARCERIA:
ESCOLA-FAMÍLIA:
*
Iniciativas isoladas de abertura de espaços.
*
Pouca interação entre família e escola.
OUTROS:
*
Drogas
*
alto índice de prostituição infantil.
*
Violência.
IDEAL
DA ESCOLA
QUE
TIPO DE SOCIEDADE QUEREMOS CONSTRUIR?
Uma
sociedade justa e igualitária onde todos possam ter os mesmo
direitos e deveres.
QUE
SABERES A SOCIEDADE ATUAL NECESSITA?
Necessita
resgatar os valores políticos, sociais, éticos e religiosos para a
construção de uma nova sociedade.
QUE
TIPO DE PESSOA QUEREMOS FORMAR?
Cidadãos
críticos e conscientes do seu verdadeiro
Papel
na sociedade.
QUE
FINALIDADES QUEREMOS PARA A EDUCAÇÂO? QUE PAPEL DESEJAMOS PARA A
ESCOLA EM NOSSA REALIDADE?
Oferecer
uma formação necessária para exercício da cidadania. Ensinar e
educar e oferecer uma educação de qualidade.
DIMENSÃO
TÉCNICO-PEDAGÓGICA
DIMENSÃO
PEDAGÓGICA
OBJETIVO
GERAL:
Art. 2º
- A educação dever do estado inspirado nos princípios de liberdade
e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade e pleno
desenvolvimento do educando sem preparar para o exercício de
cidadania e sua qualificação para o trabalho (LDB 9394/96).
CONTEÚDOS:
Conteúdos
conceituais: Fotos, dados, conceitos e precipícios conteúdos
procedimentais: Habilidades, estratégias e técnicas. Conteúdos de
atitudes: Atitude valores e normas. Competências atitudes e
habilidades.
METODOLOGIA:
Questões
organizacionais: Tempo, espaço e seleção de material.
Questões
didáticas; Autonomia, diversidade de disponibilidade para
aprendizagem.
Exemplos:
- Aprendizagem com o foco voltado em resultados;
- Valorizando experiências e diferenças individual do aluno;
- Diversificar materiais didáticos em locais de aprendizagem;
- Diversificar linguagens e técnicas (teatro, danças e jogos).
- Utilizar abordagens interdisciplinares e contextualização.
PLANEJAMENTO:
*
Realizar sessões de planejamento coletivo;
*
Enfatizar a interdisciplinaridade;
*
Resgatar os conhecimentos prévios dos alunos
*Contextualizar
conteúdos e experiência do cotidiano;
*
Registrar melhores prática.
DISCIPLINA
(DIRETRIZES DE CONVIVÊNCIA):
*
Compromisso de todos os segmentos com normas disciplinares contidas
no regimento;
*
Desenvolver trabalhos sistemáticos com valores universais.
AVALIAÇÃO:
*
Aspectos a serem trabalhados em todo o processo:
*
Aspecto qualitativos;
Avaliação
realizada ao longo do processo;
*
Aspectos quantitativos; os resultados finais de cada etapa deverão
ser expressos em notas de (0 a 10 ).
CURRÍCULO:
*
Opção pelo currículo semiaberto;
*
Aprendizagens mínimas pré-definidas;
*
Matriz curricular fundamentada na proposta das diretrizes da
secretaria de educação básica expedidas anualmente.
Dimensão
da Gestão Administrativo-Comunitária
- Que modelo de gestão a escola pretende adotar?
Gestão
democrática.
- Quais os mecanismos que o Núcleo Gestor irá utilizar para repassar as informações (indicadores educacionais, recursos financeiros, etc.) de maneira rápida e precisa entre os alunos, professores, funcionários, pais e comunidade?
Reunião
da Associação de Pais e mestres, com os seguimentos da escola e
painel de informações.
3.
Como o Núcleo Gestor pretende trabalhar os organismos colegiados
para que possam participar das decisões e soluções de problemas da
escola?
Reuniões,
assembleias e comunidade escolar.
3.1
Conselho Escolar: Como será definida a
escolha dos membros e suas formas de atuação na gestão escolar?
A
escolha através de eleição de forma participativa.
3.2
Grêmio Estudantil: Como a escola pretende estimular e apoiar a
organização dos alunos e a escolha dos seus representantes? Quais
as estratégias que serão utilizadas para garantir a participação
efetiva do Grêmio nas tomadas de decisões pedagógicas,
administrativo-financeira e sociocultural?
A
escolha através de eleição, e apresentação de propostas dos
membros.
3.3
Associações e outros parceiros: Como a escola pretende desenvolver
atividades em parceria com outros serviços públicos (saúde,
conselho tutelar,segurança) e /ou instituições (universidades,
ONGs, empresas, fundações, etc.), que venham a contribuir na
elaboração e execução de projetos voltados para melhoria da
aprendizagem dos alunos, combate a violência, as drogas, DST/AIDS,
evasão, reprovação, preparação dos jovens para o mercado de
trabalho, assim como a formação continuada dos professores,
coordenadores, funcionários e conselho escolar?
Através
de serviços prestados a comunidade escolar como: Palestras,
acompanhamento e tratamento a saúde do aluno, e assistência as
famílias para efetivação da participação do ano ensino
aprendizagem.
3.4
Evento Sociocultural na Escola: Como a
escola pretende realizar os momentos de confraternizações (festas
juninas, natalinas, , aniversários, etc.), garantindo a efetiva
participação dos alunos, pais, professores, funcionários e
comunidade em geral?
Através
de conversação envolvendo a comunidade garantindo a participação
efetiva.
Dimensão
da Gestão Administrativo-Comunitária
- Como a escola pretende gerenciar os recursos financeiros da manutenção (capital e custeio) que serão repassados pela SEDUC em quatro parcelas (março, maio, agosto e outubro).
De
forma coletiva, buscando relacionar as necessidades para melhor
desenvolver o ensino aprendizagem.
4.1
Quais outras fontes de recursos a escola dispõe (PDDE / FNDE,
Cantinas, outdoor, projetos, etc.) e onde pretende utilizar?
PDDE-
Capital e custeio compras para a melhoria do ensino didático e
permanente.
4.2
Que estratégias o Núcleo Gestor da escola utilizará para prestar
contas junto a comunidade dos serviços prestados e recursos
financeiros recebidos de forma transparente e em tempo hábil?
Através
da reunião, com prestação de contas exposta nos painéis da escola
em local visível de fácil acesso a comunidade escolar.
5.Como a escola pretende
organizar o seu ambiente físico escolar, tendo em vista a
melhoria da aprendizagem dos alunos e condições de trabalho do
professor?
Mantendo a escola limpa e
organizada com aparência atrativa.
6.
Como a escola pretende trabalhar a formação continuada dos
professores, coordenadores e funcionários, tendo em vista a melhoria
da prática pedagógica e consequentemente da aprendizagem do aluno?
Através
de cursos e capacitação oferecidos pela SME.
7.
Que mecanismo o Núcleo Gestor irá utilizar para trabalhar a
pontualidade e assiduidade dos alunos, professores, funcionários e
coordenadores, no sentido de garantir o cumprimento da jornada
escolar diária/anual?
Através
de regimento escolar e o estatuto do servidor publico.
08.
Como a escola pretende trabalhar a convivência escolar, no sentido
de garantir um ambiente alegre, amigável, respeitoso, comprometido e
solidário entre os que fazem à escola?
Trabalhar
em grupo valorizando cada profissional, demonstrado valorização dos
seus serviços educacionais prestados a escola.
09.
Que estratégia a escola utilizará para trabalhar a disciplina /
indisciplina dos alunos, professores e funcionários?
Através
de palestras, reuniões pedagógicas e trabalho em sala de aula.
10.
Infraestrutura: Quais os espaços que necessitam de reforma/ampliação
ou construção e que impacto estes trariam para a melhoria do
processo ensino-aprendizagem?
Reforma
geral, construção de biblioteca, sala de professores, laboratório
de informática, Qualidade de ensino.
11.
Equipamentos e mobiliários: Quais os equipamentos e mobiliários que
a escola necessita adquirir e que melhorias estes trariam para a
aprendizagem dos alunos e o trabalho do professor?
Computadores
e retro projetor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário