PPP Projeto Politico Pedagogico


INDENTIDADE DA ESCOLA


MISSÃO: Nossa missão é oferecer um ensino de qualidade e com excelência, buscando a participação e o compromisso garantindo o acesso e a permanência dos alunos nas escolas e contribuindo para uma formação de cidadãos críticos e conscientes, capazes de agir na transformação da sociedade.


VISÃO DE FUTURO: Sermos reconhecidos pela excelência organização e o compromisso do trabalho realizado em equipe para a transformação social na comunidade visando a melhoria da qualidade de vida.


VALORES:

Competência: Oferecemos qualidade em todos os serviços educacionais prestados ao nosso aluno e a comunidade.
Participação: Trabalhamos em equipe buscando a participação de todo o seguimento escolar na melhoria de qualidade de ensino
Respeito: Respeitamos os direitos e deveres de cada um que faz parte dessa comunidade escolar.
  Excelência: Valorizamos nosso aluno ofertando a eles com excelência nos serviços     prestados.

ASPECTOS GERAIS DA SOCIEDADE


SITUAÇÃO ECONÔNICA:

*Economia globalizada.
* Juros altos.
* Desemprego.
* Baixa renda familiar
*Concentração de renda.
* Maior participação da mulher no mercado
de trabalho.
* Aumento do trabalho infantil.
* Demanda de maior escolaridade pelo mercado de trabalho.

EDUCAÇÃO:

* Alto índice de analfabetismo no Brasil.
* Universalização do ensino fundamental
* Baixa qualidade do ensino.
* Altos índices de repetência e abandono.
* Baixo salário para profissionais da educação.
* Falta de recursos materiais.

TECNOLOGIA:

* Avanços tecnológicos em áreas especificas.
* Carências de recursos tecnológicos
na área educacional.
* Avanços científicos medicina.
* Facilidade de deslocamento intercâmbio.

MÍDIA:

* Meios de comunicação sem compromisso com os valores veiculando a violência, criminalidade ( disseminação conte valores sem uma postura critica).
* Facilidade de acesso a informação (acesso a revistas, TV e internet).


VALORES UNIVERSAIS:
* A educação contempla de forma pouco explicita o trabalho com valores.
* Honestidade.
* Respeito.
* Amor.
* Paz.
* Cooperação.
* União.
* Consciência do resgate dos valores

ESTRUTURA FAMILIAR:

* Familiares com estrutura diferenciada.
* Poucos filhos
Pouca convivência entre pais e filhos.
* Pais alienados das necessidades dos filhos.
* Falta de visão de pais e filhos sobre o futuro.

PARCERIA: ESCOLA-FAMÍLIA:

* Iniciativas isoladas de abertura de espaços.
* Pouca interação entre família e escola.

OUTROS:

* Drogas
* alto índice de prostituição infantil.
* Violência.


IDEAL DA ESCOLA

QUE TIPO DE SOCIEDADE QUEREMOS CONSTRUIR?

Uma sociedade justa e igualitária onde todos possam ter os mesmo direitos e deveres.


QUE SABERES A SOCIEDADE ATUAL NECESSITA?

Necessita resgatar os valores políticos, sociais, éticos e religiosos para a construção de uma nova sociedade.


QUE TIPO DE PESSOA QUEREMOS FORMAR?

Cidadãos críticos e conscientes do seu verdadeiro
Papel na sociedade.


QUE FINALIDADES QUEREMOS PARA A EDUCAÇÂO? QUE PAPEL DESEJAMOS PARA A ESCOLA EM NOSSA REALIDADE?

Oferecer uma formação necessária para exercício da cidadania. Ensinar e educar e oferecer uma educação de qualidade.



DIMENSÃO TÉCNICO-PEDAGÓGICA

DIMENSÃO PEDAGÓGICA


OBJETIVO GERAL:
Art. 2º - A educação dever do estado inspirado nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade e pleno desenvolvimento do educando sem preparar para o exercício de cidadania e sua qualificação para o trabalho (LDB 9394/96).


CONTEÚDOS:
Conteúdos conceituais: Fotos, dados, conceitos e precipícios conteúdos procedimentais: Habilidades, estratégias e técnicas. Conteúdos de atitudes: Atitude valores e normas. Competências atitudes e habilidades.


METODOLOGIA:

Questões organizacionais: Tempo, espaço e seleção de material.
Questões didáticas; Autonomia, diversidade de disponibilidade para aprendizagem.
Exemplos:
  1. Aprendizagem com o foco voltado em resultados;
  2. Valorizando experiências e diferenças individual do aluno;
  3. Diversificar materiais didáticos em locais de aprendizagem;
  4. Diversificar linguagens e técnicas (teatro, danças e jogos).
  5. Utilizar abordagens interdisciplinares e contextualização.


PLANEJAMENTO:


* Realizar sessões de planejamento coletivo;
* Enfatizar a interdisciplinaridade;
* Resgatar os conhecimentos prévios dos alunos
*Contextualizar conteúdos e experiência do cotidiano;
* Registrar melhores prática.


DISCIPLINA (DIRETRIZES DE CONVIVÊNCIA):
* Compromisso de todos os segmentos com normas disciplinares contidas no regimento;
* Desenvolver trabalhos sistemáticos com valores universais.

AVALIAÇÃO:
* Aspectos a serem trabalhados em todo o processo:
* Aspecto qualitativos;
Avaliação realizada ao longo do processo;
* Aspectos quantitativos; os resultados finais de cada etapa deverão ser expressos em notas de (0 a 10 ).

CURRÍCULO:
* Opção pelo currículo semiaberto;
* Aprendizagens mínimas pré-definidas;
* Matriz curricular fundamentada na proposta das diretrizes da secretaria de educação básica expedidas anualmente.


Dimensão da Gestão Administrativo-Comunitária

  1. Que modelo de gestão a escola pretende adotar?

Gestão democrática.

  1. Quais os mecanismos que o Núcleo Gestor irá utilizar para repassar as informações (indicadores educacionais, recursos financeiros, etc.) de maneira rápida e precisa entre os alunos, professores, funcionários, pais e comunidade?


Reunião da Associação de Pais e mestres, com os seguimentos da escola e painel de informações.

3. Como o Núcleo Gestor pretende trabalhar os organismos colegiados para que possam participar das decisões e soluções de problemas da escola?

Reuniões, assembleias e comunidade escolar.

3.1 Conselho Escolar: Como será definida a escolha dos membros e suas formas de atuação na gestão escolar?

A escolha através de eleição de forma participativa.

3.2 Grêmio Estudantil: Como a escola pretende estimular e apoiar a organização dos alunos e a escolha dos seus representantes? Quais as estratégias que serão utilizadas para garantir a participação efetiva do Grêmio nas tomadas de decisões pedagógicas, administrativo-financeira e sociocultural?


A escolha através de eleição, e apresentação de propostas dos membros.

3.3 Associações e outros parceiros: Como a escola pretende desenvolver atividades em parceria com outros serviços públicos (saúde, conselho tutelar,segurança) e /ou instituições (universidades, ONGs, empresas, fundações, etc.), que venham a contribuir na elaboração e execução de projetos voltados para melhoria da aprendizagem dos alunos, combate a violência, as drogas, DST/AIDS, evasão, reprovação, preparação dos jovens para o mercado de trabalho, assim como a formação continuada dos professores, coordenadores, funcionários e conselho escolar?

Através de serviços prestados a comunidade escolar como: Palestras, acompanhamento e tratamento a saúde do aluno, e assistência as famílias para efetivação da participação do ano ensino aprendizagem.


3.4 Evento Sociocultural na Escola: Como a escola pretende realizar os momentos de confraternizações (festas juninas, natalinas, , aniversários, etc.), garantindo a efetiva participação dos alunos, pais, professores, funcionários e comunidade em geral?

Através de conversação envolvendo a comunidade garantindo a participação efetiva.



Dimensão da Gestão Administrativo-Comunitária


  1. Como a escola pretende gerenciar os recursos financeiros da manutenção (capital e custeio) que serão repassados pela SEDUC em quatro parcelas (março, maio, agosto e outubro).

De forma coletiva, buscando relacionar as necessidades para melhor desenvolver o ensino aprendizagem.

4.1 Quais outras fontes de recursos a escola dispõe (PDDE / FNDE, Cantinas, outdoor, projetos, etc.) e onde pretende utilizar?

PDDE- Capital e custeio compras para a melhoria do ensino didático e permanente.

4.2 Que estratégias o Núcleo Gestor da escola utilizará para prestar contas junto a comunidade dos serviços prestados e recursos financeiros recebidos de forma transparente e em tempo hábil?

Através da reunião, com prestação de contas exposta nos painéis da escola em local visível de fácil acesso a comunidade escolar.



5.Como a escola pretende organizar o seu ambiente físico escolar, tendo em vista a melhoria da aprendizagem dos alunos e condições de trabalho do professor?

Mantendo a escola limpa e organizada com aparência atrativa.



6. Como a escola pretende trabalhar a formação continuada dos professores, coordenadores e funcionários, tendo em vista a melhoria da prática pedagógica e consequentemente da aprendizagem do aluno?

Através de cursos e capacitação oferecidos pela SME.

7. Que mecanismo o Núcleo Gestor irá utilizar para trabalhar a pontualidade e assiduidade dos alunos, professores, funcionários e coordenadores, no sentido de garantir o cumprimento da jornada escolar diária/anual?

Através de regimento escolar e o estatuto do servidor publico.

08. Como a escola pretende trabalhar a convivência escolar, no sentido de garantir um ambiente alegre, amigável, respeitoso, comprometido e solidário entre os que fazem à escola?

Trabalhar em grupo valorizando cada profissional, demonstrado valorização dos seus serviços educacionais prestados a escola.

09. Que estratégia a escola utilizará para trabalhar a disciplina / indisciplina dos alunos, professores e funcionários?

Através de palestras, reuniões pedagógicas e trabalho em sala de aula.

10. Infraestrutura: Quais os espaços que necessitam de reforma/ampliação ou construção e que impacto estes trariam para a melhoria do processo ensino-aprendizagem?

Reforma geral, construção de biblioteca, sala de professores, laboratório de informática, Qualidade de ensino.

11. Equipamentos e mobiliários: Quais os equipamentos e mobiliários que a escola necessita adquirir e que melhorias estes trariam para a aprendizagem dos alunos e o trabalho do professor?

Computadores e retro projetor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário